Um Altar de Adoração

Um Altar de Adoração!

Desde o primeiro altar erguido por Noé em Gênesis 8.20 em gratidão a Deus pela sua salvação e de toda sua família, temos visto igrejas em todo o mundo erguendo altares dos mais simples aos mais sofisticados. 

A bíblia diz em Êxodo 29.37 “e o altar será santíssimo; tudo o que o tocar será santo”. Também vale ressaltar que o Altar é um lugar de sacrifício e de perdão.
Durante a história do povo de Deus em diversos momentos vimos que os reis de Israel edificaram altares para si e, portanto, pecaram contra o Senhor e as bênçãos só aconteceram depois que os mesmos foram derrubados.  “II Reis 23:12 - Também o rei derrubou os altares que estavam sobre o terraço do cenáculo de Acaz, os quais os reis de Judá tinham feito, como também o rei derrubou os altares que fizera Manassés nos dois átrios da casa do SENHOR; e esmiuçados os tirou dali e lançou o pó deles no ribeiro de Cedrom”. Foram destruídos porque não eram Altares verdadeiros.

Então como deve ser o verdadeiro Altar de Deus?

1- O Altar deve ser um lugar santificado a Deus:

Não devemos profanar o altar oferecendo coisas imundas, impuras ou consagradas a outros ídolos. Malaquias 1.17 “Ofereceis sobre o meu altar pão imundo e ainda perguntais: Em que te havemos profanado? Nisto, que pensais: A mesa do SENHOR é desprezível”. O Altar do Senhor é lugar de coisas santas, dedicadas e consagradas a Ele.


2 - O altar deve ser um local de unção

Êxodo 40.10 diz: “ungirás também o altar do holocausto e todos os seus utensílios e consagrarás o altar; e o altar se tornará santíssimo”. Um lugar onde o "Santo Óleo" possa descer sobre a cabeça dos Filhos de Deus e os mesmos sintam a presença do Senhor.

3 – O Altar deve ser consagrado:

Lembrando Êxodo 40.10b “... e consagrarás o altar; e o altar se tornará santíssimo”. Todas as igrejas devem tomar este cuidado de consagrar a Deus o altar de seu templo e reverenciar este lugar de adoração. A glória não pode ser dada a homens e sim somente a Deus.

4 – O Altar deve ser reverenciado:

Devemos nos apresentar diante de Deus no Seu altar da melhor forma possível. Se no Antigo Testamento, para subir ao altar era preciso reverência com vestes apropriadas “nem subirás por degrau ao meu altar, para que a tua nudez não seja ali exposta” Êx 20.26, a mesma reverência deve ser mantida nos dias de hoje, Não podemos deixar de respeitar o lugar de adoração. I Coríntios 14.40 “tudo, porém, seja feito com decência e ordem”.           

5- O Altar é um lugar onde nossa vida deve estar:

A Bíblia nos ensina que o Senhor Deus não tem alegria em receber sacrifícios falsos e não aceita um culto apenas religioso, sem sentido espiritual. E é aí que devemos focalizar a nossa vida. Se o Altar deve ser verdadeiro, então para estar no lugar de adoração é preciso ser um adorador.
Se o Altar é o lugar onde a vida de cada um de nós deve estar, porque “o corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós” então a pessoa que confessa a Jesus deve viver uma vida diante do Altar do Senhor em seu coração. Isso requer de nós uma entrega diária. Em oração, consagração, jejum, e tudo mais que nos aproxime de Deus.

6 - Nossa vida deve ser um ALTAR!

Devemos oferecer nossa vidar a Deus como Paulo nos diz em Romanos 12.1 “como sacrifício vivo, santo e agradável a Deus que o vosso culto racional”. Devemos nos desprender de tudo que nos apega a este mundo e nos ofertemos a Deus para que Ele cumpra em nós o Seu querer.  Salmos 43.4 nos mostra com clareza a forma como devemos nos apresentar diante do altar do Senhor: “Então, irei ao altar de Deus, de Deus, que é a minha grande alegria; ao som da harpa eu te louvarei, ó Deus, Deus meu”.

Que Deus os abençoe!
Bispo Roberto Trindade
Presidente da Comeje-AP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mais visualizadas