VITÓRIA X OBEDIÊNCIA A DEUS

VITÓRIA X OBEDIÊNCIA A DEUS
  
II Crônicas 20:1-13, 19-22, 26-30
1 - E SUCEDEU que, depois disto, os filhos de Moabe, e os filhos de Amom, e com eles outros dos amonitas, vieram à peleja contra Jeosafá.
2 - Então vieram alguns que avisaram a Jeosafá, dizendo: Vem contra ti uma grande multidão dalém do mar e da Síria; e eis que já estão em Hazazom-Tamar, que é En-Gedi.
3 - Então Jeosafá temeu, e pôs-se a buscar o SENHOR, e apregoou jejum em todo o Judá.
4 - E Judá se ajuntou, para pedir socorro ao SENHOR; também de todas as cidades de Judá vieram para buscar ao SENHOR.
5 - E pôs-se Jeosafá em pé na congregação de Judá e de Jerusalém, na casa do SENHOR, diante do pátio novo.
6 - E disse: Ah! SENHOR Deus de nossos pais, porventura não és tu Deus nos céus? Não és tu que dominas sobre todos os reinos das nações? Na tua mão há força e potência, e não há quem te possa resistir.
7 - Porventura, ó nosso Deus, não lançaste fora os moradores desta terra de diante do teu povo Israel, e não a deste para sempre à descendência de Abraão, teu amigo?
8 - E habitaram nela e edificaram-te nela um santuário ao teu nome, dizendo:
9 - Se algum mal nos sobrevier, espada, juízo, peste, ou fome, nós nos apresentaremos diante desta casa e diante de ti, pois teu nome está nesta casa, e clamaremos a ti na nossa angústia, e tu nos ouvirás e livrarás.
10 - Agora, pois, eis que os filhos de Amom, e de Moabe e os das montanhas de Seir, pelos quais não permitiste passar a Israel, quando vinham da terra do Egito, mas deles se desviaram e não os destruíram,
11 - Eis que nos dão o pago, vindo para lançar-nos fora da tua herança, que nos fizeste herdar.
12 - Ah! nosso Deus, porventura não os julgarás? Porque em nós não há força perante esta grande multidão que vem contra nós, e não sabemos o que faremos; porém os nossos olhos estão postos em ti.
13 - E todo o Judá estava em pé perante o SENHOR, como também as suas crianças, as suas mulheres, e os seus filhos.
19 - E levantaram-se os levitas, dos filhos dos coatitas, e dos filhos dos coratitas, para louvarem ao SENHOR Deus de Israel, com voz muito alta.
22 - E, quando começaram a cantar e a dar louvores, o SENHOR pôs emboscadas contra os filhos de Amom e de Moabe e os das montanhas de Seir, que vieram contra Judá, e foram desbaratados.
26 - E ao quarto dia se ajuntaram no vale de Beraca; pois ali louvaram ao SENHOR. Por isso chamaram aquele lugar o vale de Beraca, até ao dia de hoje.
27 - Então voltaram todos os homens de Judá e de Jerusalém, e Jeosafá à frente deles, e tornaram a Jerusalém com alegria; porque o SENHOR os alegrara sobre os seus inimigos.
28 - E vieram a Jerusalém com saltérios, com harpas e com trombetas, para a casa do SENHOR.
29 - E veio o temor de Deus sobre todos os reinos daquelas terras, ouvindo eles que o SENHOR havia pelejado contra os inimigos de Israel.
30 - E o reino de Jeosafá ficou quieto; e o seu Deus lhe deu repouso ao redor.

Introdução:
A passagem bíblica do capítulo 20 do livro de 2  Crônicas mostra a atitude do rei Josafá, quando fora avisado que uma grande multidão viera pelejar contra ele e contra o povo de Israel.
É imprescindível dizer que Israel estava dividido em dois reinos. Ao Norte se estabeleceu as 10 tribos, com sua capital em Samaria, e ao Sul as 2 tribos, sendo sua capital Jerusalém. 
Tanto no reino do Norte (Israel) quanto no Sul (Judá) houve uma sucessão de reis que fazia o que era mau aos olhos do Senhor, principalmente por adotar condutas reprováveis pelos mandamentos divinos, como imoralidade sexual, idolatria e uma grande onda de violência como em 2 Reis 3.2.
De todos esses reis que passaram pelo trono de Israel e Judá, apenas dois deles obtiveram plena aprovação como fiéis a Deus e ao povo - Ezequias e Josias, 2 Reis 18.1,3.
Desenvolvimento:
O rei Josafá começou a reinar em Judá com trinta e cinco anos de idade e o seu reinado durou vinte e cinco anos. Na passagem descrita acima, em 2 Cronicas 20.1-30 vimos a sua postura e atitude perante uma grande adversidade. O que podemos aprender com o Rei Josafá? Que lições podemos tirar que nos possa ajudar em meios a nossas tribulações ou momentos de provação? Que procedimentos adotar para ser vitorioso? Vejamos:
1. Buscar a Deus em oração, reconhecendo Sua Onisciência, Sua Onipresença e Onipotência: no versículo 6 Josafá diz: "Ah! Senhor, Deus de nossos pais, porventura, não és tu Deus nos céus? Pois tu és dominador sobre todos os reinos das gentes, e na tua mão há força e poder, e não há quem te possa resistir." Isso é reconhecer que todo poder pertence a Deus. 
Todo servo de Deus deve conhecer o tamanho da Força e Poder de seu Senhor: "Do Senhor é a terra e a sua plenitude, o mundo e aqueles que nele habitam". (Salmo 24.1)
2. Mostrar o quanto somos fracos diante das situações de adversidade que fogem da nossa compreensão: "Ah! Deus... Porque em nós não há força perante esta grande multidão que vem contra nós, e não sabemos nós o que faremos; porém, os nossos olhos estão postos em ti". (v.12)
Paulo diz aos Coríntios, "Porque, quando estou fraco, então, sou forte". Devemos saber que "O poder de Deus se aperfeiçoa na fraqueza". É nos momentos mais difíceis, em que nos encontramos sem saída e totalmente inertes diante da prova, que Deus prova o seu amor para conosco nos dando forças para superá-la.
Foi diante de uma grande tempestade, quando os discípulos reconheceram que não podiam fazer mais nada, e que todo o conhecimento como pescadores experientes já não serviria para mais nada pois iriam perecer, é que foram buscar socorro Naquele que poderia operar o milagre: o Nosso Senhor Jesus Cristo.
3. Devemos obedecer a voz do SenhorA Palavra nos mostra que Josafá soube ouvir e perceber que Deus estava falando com ele. Nos versículos 14 e 15 vemos: "Então, veio o Espírito do Senhor, no meio da congregação, sobre Jaaziel, filho de Zacarias, [...], e Jaaziel disse: Daí ouvido todo o Judá, e vós, moradores de Jerusalém, e tu, ó rei Josafá. Assim o Senhor vos diz: Não temais, nem vos assusteis por causa desta grande multidão, pois a peleja não é vossa, senão de Deus". (v. 14, 15). 
Existem guerras que não são nossas e as lutamos assim mesmo. A Bíblia nos diz que a nossa guerra não é contra a carne ou sangue, mas sim contra os principados e potestades. Haverão situações em nossas vidas em que não precisaremos guerrear pois "O Senhor pelejará por vós...Êx 14.14.
4. Devemos aprender a confiar totalmente no Senhor: no versículo 20 vemos "pôs-se em pé Josafá e disse: Ouvi-me, ó Judá e vós, moradores de Jerusalém: Crede no Senhor, vosso Deus, e estareis seguros; crede nos seus profetas e prosperareis". Nosso "barco" começa a afundar quando passamos a confiar mais em nós mesmos do que no Senhor que criou os céus e a terra. Não devemos permitir que o nosso eu fale mais alto do que o "EU SOU" do Senhor. 
5. Louvar a Deus pelas Suas maravilhas: notemos que Josafá louvou e adorou a Deus pelo grande livramento. (v.26a, 28) "E, ao quarto dia, se ajuntaram no vale de Beraca, porque ali louvaram o Senhor; [...]. E foram a Jerusalém com alaúdes, e com harpas, e com trombetas, para a Casa do Senhor". 
Conclusão:
A grande maioria das pessoas costumam esquecer dos feitos do Senhor. Recebem as bênçãos mas logo caem no esquecimento, ou passam a acreditar que a própria sorte os ajudou. Josafá fez diferente, ele entrou na Casa do Senhor e lhe prestou culto. O que temos feito quando as bênçãos vêm sobre nós? Será que estamos lhe rendendo louvores e adoração como Lhe é devida?
O rei Josafá obteve vitória contra seus inimigos por confiar e depositar sua fé no Senhor. 
Se você quiser ter vitória em qualquer área de sua vida, busque a Deus em primeiro lugar, confie Nele, e o mais Ele tudo fará. Seja um servo obediente e fiel e a vitória será certa no Nome do Senhor Jesus Cristo.
AMÉM!!!

Bispo Roberto Trindade
Presidente da Comeje-AP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Mais visualizadas